Universidade de Oxford – Programa Santander TOP UK!

Olá pessoal!

Muito tempo sem postar aqui… Eu e a Camilla já estamos de volta ao Brasil, e nossa conturbada vida de formandos não nos deixa muito tempo para atualizar o blog. Mas iremos dar um jeito nisso, eventualmente.

Até que esse jeito seja dado, vim aqui colar uma reportagem do jornal “Diário do Nordeste“, o maior jornal impresso de Fortaleza-CE.

Resumindo, em julho de 2012 eu participei de uma seleção para participar do programa TOP UK Universides, promovido pelo Banco Santander em parceria com universidades brasileiras e a renomada, prestigiada e indescritível University of Oxford. No final das contas, eu fui aprovado e embarquei para um curso de três semanas com tudo custeado pelo Santander, na University of Oxford!!!

Mais sobre o processo seletivo para ganhar a bolsa, como foi o curso e como é a Universidade virão em um futuro próximo – pelo menos espero! 😉 Por enquanto, fiquemos com a reportagem do jornal:

Fonte: Diario do Nordeste – Edição de 03/10/2012.

“Três estudantes da Universidade de Fortaleza passaram três semanas tendo aulas na Inglaterra

Viajar, conhecer culturas, trocar experiências e adquirir novos conhecimentos. Foi a oportunidade que três alunos do curso de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor) ganharam ao serem selecionados pelo Programa Top UK – Santander Universidades, uma iniciativa da rede de cooperação do Santander Universidades que proporciona aos estudantes o acesso ao conhecimento de diferentes culturas.

Estudantes do curso de Direito foram selecionados para participar do Programa Top UK – Santander Universidades e assistiram a aulas na Universidade de Oxford

Ivens Medeiros, Fernando Feitosa e Thiago Dantas foram contemplados com uma bolsa que incluiu passagens, refeições e alojamento na Universidade de Oxford, na Inglaterra, e, durante três semanas, entre os meses de agosto e setembro, tiveram contato com o idioma inglês e com estudantes de diversos países, assim como aulas sobre sustentabilidade, história e política.

Para Ivens Medeiros, de 24 anos, estudante do 9º semestre de Direito, a experiência foi útil porque permitiu que ele fizesse uma avaliação de como estava em relação aos estudantes de outras universidades. “O diferencial de Oxford é o nível de exigência dos professores. É um aprendizado que me desafiou a abrir a mente e ter compreensão de outros costumes e culturas”, diz. Ivens comenta, também, que os professores de Oxford incentivam os alunos a saírem da zona de conforto. “Isso fez toda a diferença quando eu voltei para o Brasil”, destaca.

Quem também trouxe na bagagem muito aprendizado foi Fernando Feitosa. Aos 22 anos, ele está no 8º semestre de Direito e pretende fazer mestrado futuramente. “O que mais me encantou durante o intercâmbio foram os museus e a história do local disponível a céu aberto”. Para Fernando, a experiência serviu, também, para torná-lo uma pessoa mais crítica.

De acordo com o responsável pelo setor de Intercâmbio Internacional da Universidade de Fortaleza, professor João Felício Rodrigues Neto, que acompanhou os estudantes cearenses na viagem, o intercâmbio permite que o aluno cresça em três esferas diferentes: acadêmica, cultural e pessoal. “O aluno passa a ter acesso a um conjunto de informações que resultam num olhar diferente para as coisas e pessoas. Sem falar no diferencial que é dominar um novo idioma”, explica.

Processo seletivo

A Unifor foi a única instituição de ensino Norte/Nordeste do Brasil a enviar estudantes para Oxford. O intercâmbio selecionou 33 alunos e 11 professores de todo o País. Para participar do Programa Top UK – Santander Universidades, os alunos devem ter média global maior ou igual a 8,0 e já ter cursado mais de 30% e menos de 85% da carga horária do curso de graduação. A seleção foi composta por prova objetiva, além de uma entrevista.”

Deauville e Trouville, Normandia

Vocês lembram que, há alguns dias, nós fizemos um post sobre uma manifestação em Le Havre contra um encontro do G-8 que aconteceria em Deauville, praia aqui pertinho?

O encontro aconteceu, tudo se deu bem e nada de protestos por lá… Todos os acessos à cidade estavam monitorados, inclusive o mar. Aos arredores do centro onde aconteceu o encontro, nem mesmo moradores da cidade tinham livre-acesso.

Camilla, Zilda e Agnes - Deauville

No entanto, quando não está sediando algum encontro de presidentes e líderes mundiais (esse já é o segundo encontro de líderes que a cidade sedia em menos de 1 ano), Deauville é uma cidadezinha pequena, agradável e super famosa pelos seus hotéis de luxos, mansões e, claro, pela própria orla, que é belíssima e enorme. 😉

Agnes, Zilda, Camilla e Luis - Deauville

Nós a visitamos na mesma viagem que fizemos para o Mont Saint-Michel. Saímos de Le Havre, passamos o dia no Mont Saint-Michel, dormimos em Saint-Malo e, no outro dia, visitamos Deauville e Trouville.

Aliás, uma visita à Deauville é acompanhada obrigatoriamente de uma visita à Trouville.

Jardim e Quadras de Tenis na Praia - Trouville

A primeira, famosa e badalada, é considerada a praia mais luxuosa do norte da França. Já Trouville, cidade vizinha e praticamente colada em Deauville, é menos badalada, mas tem um litoral tão belo quanto e também é super aconchegante.

Barzinho em Trouville

Em Trouville nós comemos uma sobremesa de morango comum dos domingos franceses chamada “fraisier”. Um pouco cara, pelo tamanho, mas impecavelmente deliciosa!

Uma pela outra, achamos Trouville mais bonita, com mais casas típicas da Normandia e também com uma orla mais natural, preservada. Já Deauville é sem dúvidas muito mais luxuosa, e em termos de hospedagem, seus hotéis (pelo menos aparentemente) são insuperáveis.

De toda forma, são duas cidades/praias indispensáveis de se conhecer para quem quer curtir o melhor da Normandia.

Um dos pontos turísticos mais visitados na França, o Mont Saint-Michel

Aqui na França, há uma rixa antiga entre bretões (habitantes da Bretanha) e normandos (habitantes da Normandia, onde moramos). E a disputa entre essas duas regiões, por incrível que pareça, não é para ganhar o título de “região francesa aonde mais se chove ao ano”, hehehe…

Na verdade, a rixa é pelo espetacular Mont Saint-Michel (Monte São Michel, em português). Esse monte, que fica exatamente na fronteira entre a Baixa-Normandia e a Bretanha (mas é normando, e não bretão), é um dos pontos turísticos mais visitados na França, acolhendo mais de 3 milhões e meio de turistas por ano (média de quase DEZ MIL visitantes por dia!).

Mont Saint-Michel

A história conta que, no ano 709 d.C., o Arcanjo Michel em pessoa (ou espírito? hehe) ordenou ao Bispo de Avranches que construísse uma Igreja no local, e dedicasse-a ao próprio Arcanjo Michel.

Entrada - Mont Saint-Michel

O que começou com uma pequena Igreja (em 709 d.C!), ao passar dos anos se transformou em uma enorme Abadia (antes do ano 1000 d.C), depois em uma fortaleza militar (durante a guerra dos cem anos – séc. XIV e XV -, o Mont Saint-Michel e sua população sobreviveram a um cerco de mais de 30 anos) e finalmente, como várias grandes construções reais ou religiosas na França, a Abadia acabaria por se transformar em prisão durante a Revolução Francesa e os anos vindouros.

Hoje, totalmente preservado e de volta às origens (voltou a ser um mosteiro), o Mont Saint-Michel, que durante a idade média era considerado, ao lado de Roma e Santiago de Compostela, um dos principais locais de peregrinagem cristã do mundo, está inscritos na lista do patrimônio mundial da UNESCO e vale demais a visita!

História francesa e europeia, cultura cristã, fábulas e mitos… A visita ao Mont Saint-Michel é recheada de experiências surpreendentes.

Para começar, se você for visitá-lo como nós, de carro, tenha cuidado com aonde irá guardá-lo. É que o Monte é uma ilha, ligada à costa apenas por uma pequena e estreita estrada. Checar os horários da maré é recomendável.

Alguém consegue ver o mar?

Alguém consegue ver o mar aííí???

Isso porque a maré nessa região está entre as que mais variam de distância entre marés cheia e seca no MUNDO. Logo, pode ser que você visite o Monte e nem chegue a ver o mar. Ou, por outro lado, pode ser que você visite-o e não tenha aonde estacionar seu carro pois o mar estará cobrindo os únicos locais de estacionamento disponíveis. É algo incrível e inimaginável. 🙂

A visita ao Monte faz com que você obrigatoriamente visite a Abadia, que é magnífica. Nada de ouro, pedras preciosas…. Mas muita história e cultura que nos fazem mergulhar numa deliciosa viagem ao passado, tudo isso regado por vistas belíssimas!

Rua - Mont Saint-Michel

Fora da Abadia, o Monte tem vários restaurantes e lojas, tudo muito agradável e aconchegante. Mas como ele é uma ilha, não há muitas opções de hospedagem. Para quem quiser ficar na ilha mesmo, normalmente precisa fazer reserva com bastante antecedência.

Jardim do mosteiro - Mont Saint-Michel

E como nós não tínhamos planejado a viagem com TANTA antecedência assim, e muito menos tínhamos o dinheiro para pagar um quarto em um dos raros hotéis que ficam no Monte mesmo, resolvemos nos hospedar e conhecer uma outra cidade lá pertinho (1h de distância), Saint-Malo.

Essa é uma boa dica. Quem for visitar o Mont Saint-Michel, vale a pena alongar um pouco mais a viagem e ir até Saint-Malo, que fica não mais na Normandia, mas na Bretanha….

Mas Saint-Malo será cena para um próximo post!

Por enquanto, fiquem com as fotos de mais uma joia da França, país surpreendente que nós aprendemos a amar e, confesso, sem muitos esforços! hehe 😉

Greenwich

No nosso último dia em Londres, resolvemos fazer um passeio na cidade de Greenwich.

Vista do Observatório Real de Greenwich

A 10 km ao sul de Londres, essa cidadezinha, cheia de história e berço de reis importantes como Henrique VIII e Elizabeth I, é na verdade mais conhecida por ser o local que determina os horários do mundo todo!

Cada fuso horário corresponde a uma faixa de quinze graus de longitude de largura. O horário de Greenwich (GMT) é o horário-base mundial e serve para estabelecer os demais fusos horários.

Meridiano de Greenwich

O observatório da cidade, que fica no topo de uma montanha inserida em um imenso e belíssimo parque, é de onde sai o meridiano que divide a Terra em Leste e Oste. Hoje, além do monumento que “materializa” o primeiro meridiano, há um “museu” (Observatório Real). À noite, pode-se ver um raio de laser verde cruzando o céu da cidade marcando a exata localização do meridiano.

Além do Observatório e de seu parque, a cidade de Greenwich tem algumas outras atrações. Infelizmente, não tivemos tempo de visitar nada além do monumento do meridiano e do belíssimo campus da Universidade de Greenwich. Mas a cidade é super agradável, muito arborizada e cheia de lojinhas e lindos prédios antigos.

E, como bons turistas, fomos lá aproveitar nossas  últimas horas em terras inglesas e, claro, tirar fotos com um pé no leste e o outro no oeste!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fila? Visitando a Abadia de Westminster.

Dando continuidade ao post de ontem sobre o casamento real, vamos hoje mostrar pra vocês a fila (nada básica) que enfrentamos para visitar a Abadia de Westminster ainda decorada, no dia seguinte ao do casamento.

Havia duas filas, uma para pagamento em dinheiro e outra para cartão de crédito. As duas eram enormes!

Fui para o final de uma delas e o Ivens para o começo, para fazer esse filminho vindo lá da entrada até me encontrar,  registrando assim o que foi a nossa longa espera. Ainda bem que valeu a pena! 🙂

Vejam o filme, está bem legal:

As fotos que tiramos, escondidos, de dentro da Abadia de Westminster:

Casamento real

Como disse no post passado, nós tivemos muita sorte de estar em Londres bem na época do casamento. Eu lembro bem que quando informaram a data do casório, eu pensei: “A gente ainda vai estar aqui pela Europa! É tão pertinho daqui, por que não ir?”. Acabou que nossas férias caíram bem na época certa e sem planejar muito, a gente acabou no casamento real.

Cavalaria Real

Muitos podem achar que é loucura querer fazer turismo logo quando a cidade está lotada. E sim, Londres estava entupida de gente, mas isso não atrapalhou em nada, pelo contrário. Isso fez com que notássemos muito sobre o comportamento dos ingleses. Vou explicar.

Acampamento na porta do palácio

Um milhão de pessoas nas ruas no dia do casamento e nenhum corre-corre, nenhum empurra-empurra, nenhum alvoroço, nada! O que a gente viu foi muita educação, respeito e uma capacidade impressionante de fazer filas! Uma multidão querendo sair de um parque que só possui uma saída minúscula. O que os londrinos fazem? Uma fila. Ou que tal umas 30 pessoas querendo entrar no ônibus ao mesmo tempo. O que eles fazem? Ficam um atrás do outro numa fila perfeitinha! É incrível.

No dia que chegamos em Londres, muitas pessoas já estavam acampadas na frente do Buckingham Palace e em toda a avenida The Mall, onde os noivos e a rainha passaram antes e depois da cerimônia. A imprensa também já estava lá, montada, de plantão para não perder nenhum detalhe.

Bandeiras para a Rainha

No dia da festa, saímos cedo do albergue para tentar um lugar bom na avenida The Mall, mas os policiais tinham fechado o acesso às proximidades da avenida às 6h da manha. Só ficou lá quem já estava acampando ou quem madrugou, literalmente. Olhando nas filmagens, dá pra ver que não tinha tanta gente assim na avenida, caberia muito mais. Ingleses precavidos! 🙂

Ingleses no Green Park

Em compensação, foram colocados vários telões gigantes pela cidade para transmitir a cerimônia. Nós acabamos assistindo o casamento no Green Park, que fica ao lado do palácio e da avenida The Mall.

Assistimos tudo entre muitos ingleses patriotas balançando bandeirinhas. Conversando com eles, notamos como eles estavam orgulhosos naquele dia e como eles gostam da família real!

Saída dos noivos

Entrada dos noivos

Quando algum membro da família aparecia no telão, a multidão adorava, gritava e aplaudia. Com uma pequena exceção: quando o Príncipe Charles e a sua esposa apareciam no telão, o silêncio reinava. Perguntamos sobre essa impopularidade à uma senhora que estava do nosso lado e ela disse: “- A gente ama os filhos da Princesa Diana! Já o Príncipe Charles e a sua esposa… como é mesmo o nome dela….”, “- Camilla?” (eu sabia o nome e ela não! hehehehe),  então ela continuou: “- eles não são muito populares por aqui. Você sabe, eles traíram a Princesa Diana e ela era muito amada”. Ela também explicou que, graças à tamanha impopularidade, acredita-se que quando chegar a vez do Príncipe Charles assumir o trono, ele vai abdicá-lo em favor do filho mais velho, o Príncipe William.

Entrada da Abadia de Westminster

No dia seguinte ao casamento, visitamos a Abadia de Westminster. Logo na entrada, lembro que dava pra sentir bem o cheiro das florzinhas brancas usadas na decoração. A abadia ainda estava toda decorada, intacta. Vimos o buquê da noiva deixado no túmulo do soldado desconhecido que fica dentro da própria abadia, como manda a tradição. Tiramos algumas fotos escondidas, mesmo sendo proibido! hehehe

A energia londrina e o clima de festa deram o toque final na nossa viagem. Espero que quando o Príncipe Harry resolver se casar, nós possamos voltar lá! Vamos ficar na espera…

Londres

Cabine telefônica

Depois de Glasgow, nossa última parada dessas férias foi em Londres! Passamos 5 dias na capital e chegamos à conclusão de que um ano morando lá talvez fosse o suficiente para poder dizer que a conhecemos bem, ou não, sem exageros.

Londres é realmente enorme. A maior cidade da Europa tem muito a oferecer entre museus, parques, teatros, shows, bibliotecas, galerias, cafés, pubs etc.

Seguindo as muitas dicas que recebemos, fizemos o nosso melhor para desdobrar o tempo, conhecer o máximo de pontos turísticos e ao mesmo tempo fazer uma viagem agradável, sem correrias. Tivemos MUITA sorte de estar lá bem no dia do tão esperado casamento real, pois os londrinos estavam em clima de festa, o patriotismo estava no ar, as ruas estavam enfeitadas e haviam bandeiras por toda a parte. Sem falar no casamento em si que merece um post futuro só para ele.

O Parlamento, sede do governo, é o símbolo de Londres juntamente da sua torre do relógio, o Big BenE para quem não sabe (eu mesma não sabia), Big Ben não é o nome do relógio e sim do seu sino principal!

Ruas de Londres

Nós visitamos o parlamento por dentro duas vezes: fomos lá assim que chegamos e descobrimos que existiam visitas guiadas aos sábados. E é claro que nós agendamos a visita (pela internet) e voltamos lá no sábado para aprender bastante sobre política e história.

Qualquer pessoa pode assistir os debates que acontecem no Parlamento, tanto na Câmara dos Comuns, como na luxuosíssima Câmara dos Lords. Nós assistimos a um debate na Câmara dos Comuns sobre impostos, e também um pedacinho na Câmara dos Lords sobre a recente invasão da Líbia.

Dos muitos museus londrinos, visitamos o Imperial War Museum, o British Museum, o Natural History Museum e a National Gallery. Os 4 resumem tudo o que estudamos no colégio sobre: guerras, história, ciências e artes, respectivamente. Todos gratuitos.

O primeiro é dedicado à história das 2 guerras mundiais. É cheio de tanques, submarinos, aviões, simuladores e bombas, tendo inclusive uma bomba atômica idêntica às usadas no Japão.

British museum

O segundo, apesar do nome, é mais mundial do que britânico, com seus objetos gregos, egípcios, romanos e orientais. A parte egípcia foi a que achei mais interessante. Tem tanta coisa lá que nos fez pensar se ainda ficou alguma coisa no Egito. Estão lá muitas múmias e também a Pedra de Roseta.

O Museu de História Natural é indispensável para crianças, pois ele possui esqueletos de dinossauros, fósseis, exibições sobre o corpo humano e muita interatividade. Já na Galeria Nacional, vimos obras famosas de Monet, Da vinci, Rembrandt, Van Gogh, Rafael, Michelangelo… o museu ajuda a entender a história da arte trazendo obras desde o século 13 até o 20.

Mas nem só de museus e de muita aprendizagem se faz uma viagem. As compra$ e os passeio$ gastadore$, ficaram reservados para a Oxford St. e o Picadilly Circus.

Apesar de enorme, Londres não é menos arborizada por isso. Parques, árvores e graminha lá tem de sobra. Fizemos uma boa caminhada pelo Hyde Park, onde vimos o Memorial da Princesa Diana e também o Memorial do Príncipe Albert.

Memorial da Princesa Diana

Não dispensei a oportunidade de tirar uma foto-souvenir na mágica Plataforma 9 3/4 na estação King’s Cross, nem muito menos na Abbey Road ‘igualzinha’ à dos Beatles no disco que leva o nome da rua, de 1969.

London Eye e o museu Madame Tussaud’s estavam na lista, mas ficaram para a próxima graças ao preço exorbitante em libras. Não deu dessa vez! 😦

Em compensação, assistimos ao super espetáculo tão recomendado “The Phantom of The Opera” no Her Majesty’s Theatre. E esse sim valeu cada centavo!

No fim da viagem, ficamos com a certeza que Londres é realmente uma cidade incrível tivemos que concordar com o poeta Samuel Johnson: “Why, Sir, you find no man, at all intellectual, who is willing to leave London. No, Sir, when a man is tired of London, he is tired of life; for there is in London all that life can afford.” 😉

Glasgow

Depois de passar alguns dias em Edimburgo, nas Highlands e na Isle of Skye, nossa última parada antes de ir para Londres foi Glasgow, a maior cidade da Escócia.

Glasgow é ao mesmo tempo uma cidade super industrializada, com vários shoppings centers e lojas caríssimas, e cidade universitária.

A tradicionalíssima Universidade de Glasgow é a segunda universidade mais antiga da Escócia e está entre as quatro mais antigas de todos os países de língua inglesa. O prédio principal, no seu estilo neo-gótico, é impressionante e domina a vista do lado oeste da cidade. Dentre alguns nomes que frequentaram seus corredores estão Kelvin (lembram do 0 grau kelvin, o zero absoluto?) e Adam Smith, “o pai da economia moderna” e o maior expoente do liberalismo econômico.

Kelvingrove Art Gallery and Museum

Em frente ao prédio da Universidade e ao belo parque em que o mesmo está inserido está o Kelvingrove Art Gallery and Museum, que tem um ótimo acervo de história natural, de artistas impressionistas e várias belas obras de artistas escoceses. Uma das obras primas de Salvador Dalí – Cristo de São João da Cruz – também faz parte do acervo do museu.

Ainda no lado oeste da cidade, visitamos o Jardim Botânico e o Kibble Palace, que é enorme, muito bonito e tem uma variedade incrível de plantas do mundo todo. Eles têm, inclusive, uma estufa gigante que simula uma floresta tropical, com um ambiente bem quente e super úmido.

Jardim botânico

Em Glasgow, nós fizemos algo que nunca costumamos fazer: pegar os famosos ônibus vermelhos de sightseeing “hop on, hop off” para nos deslocarmos pela cidade. É que Glasgow é grande e suas atrações estão bem espalhadas tanto pelo lado oeste da cidade (mais novo, onde estão a Universidade e museus) como pelo lado leste (antigo, onde está o centro comercial e histórico, a catedral, a praça principal, etc). Além disso, o preço do ônibus era MUITO barato e o ticket lhe dá direito a usá-lo por dois dias! 🙂

Falando em Catedral, a Catedral de Glasgow é a única catedral na Escócia continental a sobreviver praticamente intacta à reforma religiosa escocesa. Praticamente todas as catedrais medievais escocesas foram total ou parcialmente destruídas na época da reforma com exceção à de Glasgow, que foi salva graças a articulações políticas e financeiras de personagens da época. Seu prédio, gótico, é bonito e vale a visita, que é gratuita.

Catedral de Glasgow

Nos fundos da Catedral, visitamos a chamada “Necrópoles” de Glasgow, que nada mais é que um cemitério em uma pequena serra repleto de jazigos e túmulos grandiosos.

Pertinho da Catedral, fica a George Square (Praça George), principal praça da cidade, rodeada por estátuas de personagens históricos da Escócia e Inglaterra. Na praça, fica também o City Chambers, que tem visitas guiadas super interessantes mas que, infelizmente, estava fechado quando fomos (feriado e depois final de semana).

Glasgow tem uma rua de pedestres recheada de lojas caríssimas, shoppings centers e galerias… Fica pertinho da George Square e se chama Buchanan Street. Passeamos por lá no nosso último dia e aproveitamos para almoçar em um de seus shoppings.

No mais, vimos também uma campanha que virou tradição na cidade: segundo me disseram, há mais ou menos 10 anos existe, toda páscoa, uma “passeata” de motos pela cidade que visa colher fundos para um hospital infantil da região. Tudo começou com alguns grupos de amigos e hoje é um evento enorme, com participantes em suas máquinas de duas, três e as vezes até quatro rodas, desfilando pela cidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Manifestação Anti-G8 em Le Havre!

Semana que vem (dias 26 e 27 de maio), o G-8 – grupo das maiores potências econômicas e políticas da terra – se reunirá em Deauville, que é provavelmente a praia mais famosa e luxuosa do norte da França.

A reunião será presidida pelo Presidente francês, Nicolas Sarkozy, que é também o atual presidente do grupo.

Lembro que, seja no Brasil, nos EUA ou aqui na Europa, os encontros do G-8 são sempre noticiados conjuntamente com as várias manifestações que acontecem contra o atual sistema global e contra o próprio G-8.

Dessa vez, porém, temos a oportunidade de presenciar de perto tais manifestações. É que Le Havre, cidade portuária e reconhecidamente uma cidade de ouvrier (operário, proletário), foi escolhida como sede para as manifestações anti-G8.

Hoje, sábado, dia 21 de maio, aproximadamente 7 mil pessoas se reuniram em frente à estação de trem (Gare SNCF) para começar uma passeata contra o evento que ocorrerá em Deauville na próxima semana.

Infelizmente, quando eu saí para tirar fotos e ver o andamento do protesto, a multidão já tinha se dispersado e muitos já estavam espalhados pelas praças, parques e restaurantes da cidade. No entanto, peguei algumas fotos de jornais franceses que noticiaram a manifestação.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O legal é saber que, aparentemente, tais manifestações não são somente para fazer bagunça e algazarra.

É importante dizer que amanhã, continuando as ações contra o evento do G-8, a Universidade do Havre (onde nós estudamos) cedeu seus auditórios para que os protestantes (e seus sindicatos, associações, organizações…) se encontrem para debaterem sobre diversos tópicos.

Haverão palestras, seminários e debates sobre temas como economia mundial, equidade de direitos entre homens e mulheres, avanço econômico e meio-ambiente, dentre vários outros temas.

Ou seja, a um evento um pouco mais radical (passeata, manifestação, etc), segue-se outro evento puramente científico e acadêmico. Impressionante.

Será Sarkozy um “pinscher”?

Desculpem-me os amantes dessa raça, mas todos nós sabemos que os “pinschers”, aqueles cachorrinhos pretos e pequeninos, estão entre as raças mais chatas e irritantes que existem.

Hoje, ao assistir o jornal das 13h aqui na França, tomei conhecimento de mais uma resolução do presidente francês para irritar seus conterrâneos: Ele quer (e vai) retirar todos os sinais, placas e afins, que advertem e sinalizam que há um radar de velocidade adiante, nas estradas.

Suas razões podem ser nobres (pretende a diminuição do número de acidentes), mas os meios para atingir o objetivo são no mínimo controversos e, para os motoristas franceses, a supressão dessas placas significará, provavelmente, muitas multas para pagar ao fim de uma viagem.

E como aqui na França tudo é razão para um protesto, as EMPRESAS FABRICANTES DE PLACAS para o trânsito já estão se mobilizando e programando um bloqueio de diversas estradas no próximo dia 2 de junho.

Montagem: Lizzy Owen

Essa é só mais uma medida antipopular tomada pelo (não-mais-tão-populista-assim) populista Presidente Sarkozy, “carinhosamente” chamado de “Napoléon Sarkozy”. E isso me fez lembrar de um texto que eu li no ótimo blog “Chéri à Paris“, que já citei aqui em uma outra oportunidade.

O texto é ótimo, vale a pena lê-lo até o final:

Colocando a cabeça de fora

Nada me tira da cabeça que Nicolas Sarkozy traçou como objetivo de vida ser o presidente mais impopular da história da França. E tudo o que ele faz me leva a crer que essa meta tornou-se uma verdadeira obsessão. Imagino a reunião ministerial antes da tomada recente de mais uma decisão polêmica, a proibição das burcas.

Ministro 1 (coloco em números, porque todos parecem a mesma pessoa) – Sarkô, péssima notícia.
Sarkô – O que foi agora, vai dizer que o Bush cancelou o passeio de barco?
Ministro 1 – Não, isso tá confirmado. Só tivemos que dispensar o Mubarak, que a coisa ficou feia pro lado dele.
Sarkô – Tudo bem, o Mubarak que se entenda com suas esfinges. Mas qual é a má notícia?
Ministro 1 – Você conta, Ministro 2?
Ministro 2 – Bom, é que…
Sarkô – Vamos, desembucha, não tenho o dia inteiro. Ainda preciso telefonar pro Berlusconi pra combinar a próxima festa na casa dele.
Ministro 2 – Não sei como dizer, mas parece que a sua popularidade aumentou.
Sarkô – O quê? Aumentou? Como assim? Quem foi o incompetente que deixou isso acontecer?
Ministro 2 – Foi… Foi você.
Sarkô – Eu??? De jeito nenhum. Semana passada mesmo mandei expulsar os ciganos do nosso território. Deu na TV, no rádio, nos jornais, na internet. Tinha cigana reclamando, ciganinho chorando e ciganão bigodudo revoltado. Uma verdadeira crise midiatizada, perfeita para gerar revolta na população.
Ministro 3 – Mas senhor… Quem tinha que se revoltar já se revoltou faz tempo. Parece que a extrema direita gostou muito do que você fez e foi nesse setor que você cresceu.
Sarkô – Merde! Isso não pode continuar assim. Vamos expulsar uns turistas ainda no aeroporto, de preferência brasileiros. Todo mundo acha brasileiro simpático? Pois eu não. Vai dar uma repercussão enorme.
Ministro 1 – Já fizemos isso uns dois anos atrás, não tem mais efeito.
Sarkô – Então podemos elevar a idade mínima de aposentadoria. Vai incomodar franceses de todas as gerações. Calculo que dê pra perder mais uns 4 ou 5 pontos de popularidade só com essa medida.
Ministro 2 – Isso também já foi feito. Teve passeata e tudo, não lembra?
Sarkô – E você acha que eu perco meu tempo acompanhando esses desfiles estudantis? Esses moleques nem sabem porque estão ali, vão pras ruas pra matar aula, paquerar e fumar bagulho.
Ministro 3 – O que mais podemos fazer?
Sarkô – Uma guerra. Uma guerrinha de nada, coisa pouca, mandar uma meia dúzia de mísseis em um país qualquer. Cada bomba que cair eu caio junto.
Ministro 1 – Acabamos de bombardear a Líbia, Sarkô, e nada mudou.
Sarkô – Zut, alors! Por que ninguém me conta essas coisas?
Ministro 2 – Mas foi você mesmo que decidiu.
Sarkô – Tem razão. É que é tão difícil manter-se impopular que às vezes me esqueço do que já fiz.
Ministro 3 – Você é bom em ser ruim, Sarkô.
Sarkô – Obrigado, mas você sabe que detesto bajulação. Peraí… E se a gente proibisse o uso da burca?
Ministro 1 – Como assim?
Sarkô – A partir de agora, nenhuma mulher poderá mais usar a burca em território francês.
Ministros em coro – Sensacional!
Ministro 1 – Isso vai ser uma agressão às mulheres árabes.
Ministro 2 – Não só às mulheres, mas aos árabes e suas tradições.
Ministro 3 – E a todo mundo que defende a liberdade cultural ou de expressão.
Ministro 1 – Você é uma cobra, Sarkô. Três coelhos com uma cajadada. Vai ter um grande impacto na opinião pública. Sua queda vai ser vertiginosa.
Sarkô – Liberté, égalité, fraternité? Pra quê?
Ministros em coro, batendo palmas – Au, au, au, Sarkozy é genial!
Sarkô – Estamos de acordo, então?
Ministros em coro – Estamos!
Sarkô – Vamos mandar ver?
Ministros em coro – Vamos!
Ministro 1 – Sarkô, já vou convocar a imprensa. Chamo a Carla Bruni pra estar ao seu lado quando você fizer o anúncio?
Sarkô – Tá doido, Ministro 1? Se ela der um sorrisinho pras câmeras o pessoal vai acabar achando simpático. E aí estraga tudo. ” Por Daniel Cariello.